Mobilização Digital e Interpessoal
A edição do VII Ciência para a Vida (evento institucional da Embrapa para divulgar o importante papel da ciência na pesquisa agropecuária), que é parte do calendário de Brasília – e que no ano de 2010 integrou as comemorações oficiais do cinquentenário da capital federal – teve como objetivos e metas:
• trazer à percepção do público urbano o valor do trabalho desenvolvido pela Embrapa, que possibilitou ao Brasil se tornar destaque no cenário agrícola mundial;
• qualificar o público visitante;
• transmitir o conteúdo acessível e de interesse segmentado por tipo de público;
• promover a geração de negócios e atuação dos empregados da Embrapa de forma integrada e participativa.
A partir dos objetivos e metas definidos, formou-se um Núcleo de Mobilização composto de 45 representantes de toda a empresa que, durante cinco meses, desenvolveu ações de comunicação integrada, que envolveram consultoria, planejamento estratégico, relações públicas, assessoria de imprensa, propaganda, publicidade, promoções e eventos e pesquisa para a execução de todas as ações necessárias para a realização do evento.
Aliado a isso, desenvolveu-se uma campanha com peças como hotsite, anúncios, VTs, cartazes, mídia exterior (outdoor e busdoor), Balanço Social, Relatório de Gestão, Catálogo de Tecnologias, folheteria, entre outras. Um dos grandes destaques foi o Avatar da Ciência, ação de marketing viral disponibilizada no hotsite do evento, a partir da qual qualquer pessoa poderia montar o SEU AVATAR com características próprias, vivenciar a experiência de ser um pesquisador por um dia e auxiliar na divulgação do evento por meio de redes sociais ou e-mail.
As ações seguiram duas diretrizes de atuação: publicidade focada em mídia de massa e ações segmentadas em ações dirigidas, online e de apoio. Optou-se por atividades com maior alcance de público como a internet e mídia de massa, como televisão e rádio.
Apoiado no conceito-guia “A pesquisa alimentando um mundo melhor”, o evento CPV estreitou relacionamentos com estudantes, governo, empresários, representações internacionais, imprensa e produtores rurais.
O evento reuniu várias atividades divididas em quatro grandes segmentos: Vitrine de Tecnologias, Mostra Institucional, Ambiente de Negócios e Espaço para Discussão de Inovação Tecnológica, somando mais de 200 tecnologias apresentadas por cerca de 150 expositores. Alcançou a visitação de mais de 50.000 pessoas, das quais 24.370 são alunos de escolas públicas e privadas do Distrito Federal e entorno.
Somado a isso, mais de 50% das Unidades da Embrapa iniciaram parcerias ou contatos estruturados de negócios com agricultores, empreendedores, empresas e órgãos governamentais e até mesmo com outras Unidades da empresa durante o evento.
E, ainda, o II Simpósio de Inovação e Criatividade Científica discutiu o futuro da pesquisa agropecuária, contando com mais de 240 participantes, entre estudantes e professores, e 113 trabalhos de 98 autores da Embrapa em todo o país, e conquistou grande repercussão na imprensa por meio de cerca de 30 veículos de comunicação nacionais que realizaram a cobertura jornalística.
Após o término do evento, pesquisas qualitativas e quantitativas foram realizadas por meio de grupos focais de discussão, entrevistas em profundidade e pesquisa de opinião. O estudo foi orientado pelo objetivo de avaliar os resultados da campanha, das ações de mobilização e comunicação social; e do evento em si.
Os resultados superaram as expectativas da própria Embrapa. Os relatórios estatísticos comprovam que 68,1% dos entrevistados visitaram o evento mais de uma vez, 59% consideram que o evento foi muito bem divulgado e 56,14% consideram que as ações comunicação integrada contribuíram muito para a visitação do evento.
Como resultado final do trabalho, a Embrapa foi a vencedora do prêmio ABERJE 2010, sessão Minas/Centro-Oeste, na categoria Eventos Especiais, pela realização do VII Ciência para a Vida.