Mobilização Para Grandes Eventos
Com a escolha de Belo Horizonte como umas das cidades-sede da Copa de 2014, o Senac Minas, entidade do Sistema S responsável pela qualificação profissional de trabalhadores para o comércio de bens, serviços e turismo, decidiu sensibilizar a sociedade para as oportunidades provenientes do evento; além de desenvolver novos produtos e serviços para a massa de empresários e trabalhadores que começavam a se preparar para a Copa.
Ao realizar pesquisas qualitativas com empresários e trabalhadores reunidos em grupos focais, descobrimos um novo desafio: apesar da grande reputação, a imagem do Senac Minas estava ainda muito ligada à formação de mão de obra operacional (caixa, garçom, vitrinista, cabeleireiro, manicure, etc.). Uma oportunidade para se reposicionar, mostrando à sociedade mineira seu real valor, dimensão e competências.
A primeira medida foi criar uma marca forte para representar todas as ações que o Senac desejava apresentar à sociedade no contexto da Copa. Assim, nasceu o SENAC NA COPA, MINAS NO MUNDO. A partir disso, foi desenvolvido um extenso projeto que previa preparação de pessoas, trabalho de sensibilização, diagnóstico e desenvolvimento de programas, serviços e produtos para atender de forma customizada a cada um dos setores envolvidos: desde a hotelaria até o setor de saúde, passando pelo transporte público, segurança e gastronomia.
Uma grande ação de massa foi planejada para comunicar o projeto ao meio empresarial, trabalhadores e cidadãos da capital e do interior, com peças de mídia de massa, ações de comunicação dirigida, redes sociais e projetos especiais, como o programa “Expedição Senac na Copa”, para TVs fechadas e internet, além da criação do espaço Senac na Copa, com salas para exposição, palestras, apresentações e pocket shows.
Em novembro de 2009, o projeto foi lançado em Belo Horizonte em um seminário internacional que contou com a presença de personalidades e especialistas nas áreas envolvidas, imprensa, mobilizadores e parceiros, além de representantes de todas as esferas do Senac, nacional e regionais.
A ação se tornou um case de referência em todo o Sistema S. O projeto foi adotado como modelo pelo Senac Nacional e replicado em cada estado-sede, dando origem ao “Senac na Copa, Rio no Mundo”, “Senac na Copa, Bahia no Mundo” e assim por diante. As ações de comunicação e marketing rejuvenesceram a marca Senac, posicionando-a de forma diferenciada, como instituição de educação profissional presente em todas as etapas do crescimento profissional de seus alunos.
Com isso, o Senac também promoveu uma profunda mudança em seu portfólio de produtos, reestruturou toda a sua área de atendimento corporativo, aproximando-se ainda mais do mercado e empresários. As ações impactaram também na procura por cursos e programas de capacitação do Senac, que cresceu muito acima da média de anos anteriores, alcançando a marca de 300 mil trabalhadores atendidos só em 2010.