Mobilização Telefônica & Promoção da Saúde
Outro importante case de Mobilização Telefônica foi uma ação desenvolvida para o combate à Dengue, pela PBH, no ano de 2008 – e também replicada com sucesso em diversas cidades do estado de Minas Gerais.
Nossa proposta era muito simples e partiu da ideia de sobrepormos o mapa de áreas críticas do município, onde o LIRAa (Índice de Levantamento Rápido do Aedes Aegypti) apresentava-se acima do 4,0, e da nossa base de dados georreferenciada.
Desenvolvemos, em parceria com a área de comunicação & marketing do Município, mensagens mais aderentes e contundentes, testadas em grupos focais, que falavam diretamente sobre o risco de morte que o vírus da dengue representava. E indicando os comandos educativos, de mudança de hábitos e atitudes para o combate ao mosquito.
Mais de 600 mil ligações, com duração média de 60”, foram realizadas e completas. E as regiões que foram diretamente impactadas pela ação, tiveram resultados mais positivos que as demais, baixando o LIRAa para índices aceitáveis durante o período mais crítico da doença, que é o período que se segue às chuvas de verão. Com o resultado, diversas prefeituras mineras também adotaram nossa proposta de mobilização telefônica educativa por meio de robôs (bots).